NOTÍCIAS


10/04/2014
Assovarn com novidades no regulamento e termo de conduta

Diretores da Assovarn, em reunião, decidiram realizar pequenas, porém importantes, mudanças no regulamento do Circuito 2014. As intervenções vão do modo de julgamento dos bois à termos de conduta para competidores, profissionais de trabalho e frequentadores das etapas, sejam torcedores ou simples aficionados pelo esporte Vaquejada. O horário das disputas também sofreu alteração.

A partir da próxima etapa, que acontecerá no Nelore Park Show, em Monte Alegre-RN, será terminantemente proibido o encaixe de senha por competidores das categorias Amador e Aspirante. Segundo a nova regra, apenas vaqueiros das demais classes terão este direito, sendo uma inscrição de cada por rodízio. De acordo com os conselheiros e direitos da Assovarn, tal ação se fez necessária para que os horários das senhas sejam cumpridos de acordo com o programado e proporcionando mais conforto para os atletas.

Punição: Caso esta regra senha descumprida, o profissional de trabalho (locutor, juiz ou auxiliar), será penalizado com multa de R$ 200,00. Já o competidor perderá todos os pontos da etapa e ainda estará passivo de outras punições, caso reincide.

Já com relação ao julgamento dos bois, a Assovarn vai adotar o critério antigo e vai validar o boi quando o mesmo estiver com os quatro membros firmados. De acordo com a ABVAQ, o boi poderia ser julgado a partir do instante em que tirasse a barriga do chão, porém esta avaliação gerou inúmera polemicas e a Associação dos Vaqueiros Amadores do Rio Grande do Norte decidiu mudar para o modo antigo. No próximo mês, a Associação Brasileira de Vaquejada promoverá uma reunião para discutir o assunto e o presidente da Assovarn, Tiago Pinto, participará para esclarecer a mudança.

Outro quesito que também entrará em vigor já na vaquejada do Novo Nelore, será a proibição de entrada de pessoas não autorizadas aos locais de trabalho. Cabines de locução e julgamento, assim como locais reservados para a comissão alternativa serão de uso exclusivo para os respectivos profissionais.

Esta ação pretende inibir possíveis atos de agressão moral ou até física entre competidores e os profissionais. Segundo o regulamento da Assovarn, agredir qualquer pessoa que esteja a serviço da instituição, como também, algum membro da diretoria, é falta grave.

Confira  o item: 8.2.

A Comissão de Avaliação da ASSOVARN é soberana, cabendo a ela decidir sobre qualquer problema ou caso omisso a este Regulamento, com poderes, inclusive, para eliminar da classificação, da etapa ou do

circuito, os Participantes que desrespeitarem com ofensas morais, seja verbal ou física, qualquer membro da ASSOVARN, da comissão do Parque, ou os profissionais que estiverem trabalhando na realização da etapa. Também poderá ser expulso do campeonato qualquer atleta que por mau comportamento ou atitude antidesportiva publica e notória.Além disso, seu caso será julgado por uma comissão que poderá penalizar por até 02 anos exclusão do campeonato.

 

Por fim, a Assovarn informa que estará punindo alguns competidores que descumpriram determinadas regras vigentes no regulamento do Circuito. De acordo com a comissão de conselheiros e diretores, todas as ações promovidas, neste momento, tem o intuito de pregar a moralidade, integridade e o bem estar dos atletas, torcedores, familiares e amigos, já que o lema do esporte é promover muito mais que a competição, mas sim a interação social e o bem estar de seus participantes através do entretenimento esportivo.

 

Mudança de horário

Com o objetivo de promover a comodidade dos participantes, a Assovarn e a direção do Nelore Park Show decidiram realizar a disputa da categoria Aspirante, já na noite do sábado. O certame acontece logo após a classificatória. Já a disputa da categoria Amador, acontecerá na manhã do domingo, a partir das 9h. A ordem das disputas alternam a cada etapa.